Drenagem Linfática Manual – DLM

O QUE É?
A Drenagem Linfática Manual é uma forma especial de massagem destinada a melhorar as funções essenciais do sistema linfático por meio de manobras precisas, leves, suaves, lentas e rítmicas, que obedecem o trajeto do sistema linfático superficial (GALLEGO; EXPÓSITO, 1993). Esta diferencia-se de outros métodos de massagem, especialmente da Massagem Clássica, por não produzir vasodilatação arteriolar superficial, com pressões manuais extremamente suaves (de até 30 à 40mmHg) e lentas (em média de 12 vezes por minuto) (VIÑAS, 1998). Além de que esta técnica integra o “complex physical therapy – CPT” que são métodos mundialmente utilizados para o tratamento do linfedema de membros.

INDICAÇÕES
Linfedemas; Flebolinfedemas; Lipedemas; Edemas Pós-operatórios e Pós-traumáticos; Celulite Feminina; Edemas Pré-Menstruais; Edemas Cíclicos Idiopáticos; Fibromialgia; Dermatofibrose e Flebite (Crônica) de membro inferior; Insuficiência Venosa Crônica; Lesões desportivas (combinada a outras terapias musculoesqueléticas); Em mulheres com transtorno menopausal; Aliviar a tensão e induzir a relaxação psicológica. Em mulheres gestantes há grande benefício pela redução do inchaço e pelo relaxamento proporcionado.

BENEFÍCIOS
Diminuição da perimetria por meio do aumento da produção de linfa e da evacuação de macromoléculas; Previne a formação de fibrose (pela remoção de proteínas); Exerce efeito relaxante sobre todo o corpo, devido à ativação do sistema nervoso parassimpático; Produz relaxamento das fibras musculares esqueléticas; Aumenta a contratilidade da musculatura lisa, não só dos coletores linfáticos, mas também dos intestinos e dos esfíncteres pré-capilares.